sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Eleições no Santa

Nas edições dos dias 10, 11 e 12 de agosto, o jornal Santa pouco trabalhou em cima das campanhas para governo estadual. Em resumo, apenas no dia 10 uma matéria é dedicada ao assunto. “Campanha. Arrecadação parcial é de R$ 1,2 milhão”, assim é a manchete da matéria assinada por Natália Viana. A matéria divulga a primeira prestação de contas dos candidatos ao governo do estado de Santa Catarina.


A matéria destaca Ângela Amin (PP) que, até agora, menos arrecadou dinheiro para a campanha. No argumento, o partido apresentou “os números mais modestos”. O texto também explica que o DEM, representado pelo candidato Raimundo Colombo, está com as informações desatualizadas, sendo que “os campos do candidato e do comitê aparecem em branco”. Natália cita como fonte José Carlos Oneda, tesoureiro do DEM, para explicar a ausência dos dados.

O texto é elucidativo. Explica como funciona a movimentação financeira dos partidos, que é separada em três campos: o do candidato, do comitê financeiro único e da direção partidária. Esses dados são esclarecidos por meio de infográficos que se localizam no meio da matéria.

Em outra matéria publicada no mesmo dia: “PMDB. Temer evita polêmica em SC” voltada à campanha para governo federal, a repórter Daiane Costa trabalha em cima da vinda de Michel Temer (PMDB) à Santa Catarina. O texto dá espaço para a declaração do candidato a vice-presidência da República ao reforçar que a região sul, em especial Santa Catarina, é a sua prioridade, pois é onde o adversário tem o campo eleitoral mais forte. O texto aborda ainda o discurso do candidato explorando o fato de que o PMDB deve se unificar. Ele se referia ao atual candidato a vice-governador Eduardo Moreira, que desistiu de concorrer ao governo para apoiar Raimundo Colombo (DEM).

Na foto publicada nessa matéria, há uma expressão de negatividade na vinda de Temer em contraste com a imagem, grande e sorridente, de Dilma Rousseff.


Texto: Alie Kroetz | Amábile Maria Montibeller dos Santos | Rafael Mônaco | Talita Corso

Nenhum comentário:

Postar um comentário